Pneus de moto: principais cuidados e calibragem correta

A calibragem de pneus de moto faz parte da manutenção que, por sua vez, é fundamental no prolongamento da vida útil do veículo.

Calibrar os pneus evita que estes rachem ou furem com facilidade ao passar por um buraco ou ao ter contato com o aro da roda, por exemplo.

Além disso, tal manutenção auxilia na diminuição do consumo de combustível e aumenta a segurança do condutor.

Então, a fim de ter um controle sobre a motocicleta como um todo, é necessário sempre ficar de olho nas condições dos pneus.

Qual o momento certo para trocar os pneus?

É fundamental que o condutor saiba qual é o momento exato de trocar os pneus de sua moto. Esse se dá quando a sua superfície dos pneus fica lisa, ou seja, quando os sulcos atingem a sua profundidade mínima.

Tais sulcos têm a função de escoar a água empossada no chão, a fim de manter o atrito entre o pneu e o asfalto, não deixando que ocorra a perda de aderência durante as frenagens.

Algumas pessoas não sabem identificar o momento correto de troca apenas olhando os sulcos do pneu da moto. Porém, este possui a inscrição TWI (tread wear indicator) em sua lateral que indica o nível de desgaste da banda de rodagem.

Então, quando tal banda se encontra no mesmo nível dos ressaltos presentes próximos as letras TWI, fica evidente o momento certo da troca.

Também é recomendado que os pneus sejam trocados a cada período de cinco anos, mesmo que tal desgaste ainda não tenha ocorrido.

É muito importante saber como funciona a calibragem de pneu de moto.

Isso acontece porque há uma diminuição da capacidade de aderência do pneu em relação ao asfalto após esse tempo limite de durabilidade da borracha. Com isso, derrapagens e acidentes podem acabar acontecendo.

A data de fabricação é uma sequência de quatro números que fica estampada na lateral do pneu, próximo às letras DOT (department of transportation).

Tal sequência evidencia a semana e o ano de fabricação da peça. Por exemplo: “0217” mostra que a produção do pneu aconteceu na segunda semana de 2017.

Quais cuidados se deve tomar com os pneus para prolongar a duração?

Os pneus de uma motocicleta precisam de cuidados especiais para terem uma maior durabilidade.

Para que isso aconteça, é necessário que o condutor esteja sempre atento à calibragem dos pneus da sua moto. Essa ação diminui o desgaste e o consumo de combustível.

Também é fundamental que uma inspeção visual seja realizada periodicamente. Com isso, é necessário que a altura dos indicadores de desgaste seja verificada por intermédio do TWI, por exemplo. Produtos vedadores de borracha também podem ser utilizados por dentro da bandagem, a fim de impedir a existência de possíveis furos.

Evitar pilotar sobre combustíveis, óleos e outros derivados do petróleo é essencial, pois esses ficam acumulados na banda de rodagem, podendo desgastar os pneus e interferir na pilotagem.

Algumas pessoas não usam o pneu correto para o tipo de piso onde a moto costuma passar, o que acaba interferindo na aderência ao solo.

Como fazer a calibragem?

O tempo ideal entre uma calibragem de pneus de moto e outra é de uma semana.

O tempo ideal entre uma calibragem de pneus de moto e outra é de uma semana. É fundamental que o condutor realize a verificação da pressão com os pneus frios, como recomenda os fabricantes.

Essa dica é bastante útil, pois quando o pneu está aquecido, a bomba identifica a existência de uma pressão maior, o que acaba ocasionando uma calibragem errônea.

Se a moto estiver carregando algo na garupa, é necessário que a pressão utilizada seja um pouco maior.

Você já sabia como funcionava a calibragem de pneu de moto? Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando as nossas publicações.

Share

Leave comment