Passo a Passo de Como Trocar um Pneu Corretamente

Quem nunca entrou em desespero quando o pneu furou no meio de uma estrada ou durante uma viagem?! Muitos motoristas têm medo de passar por essa situação e não saber como trocar o pneu ou identificar que ele está danificado. Mas não é preciso ter receio, pois essa não é uma tarefa difícil!

Em primeiro lugar, lembre-se de sempre verificar o estado do seu estepe. Se ele está de acordo com as especificações do veículo, se está com a calibragem correta e em dia, se está em um local de fácil alcance. Mantenha seu estepe de acordo com o padrão recomendado.

Confira agora 10 passos de como trocar um pneu corretamente e de forma segura.

Como trocar um pneu em 10 passos simples.

Trocando o pneu passo a passo

Quando um pneu é furado, é possível identificar um barulho estranho, que não faz parte dos ruídos comuns de um carro. Além disso, o veículo perde a estabilidade na pista, não conseguindo manter uma linha reta.

1- Parar o carro

Caso o motorista identifique que algum pneu furou, é importante parar o veículo o mais rápido possível, porque, se ele desgastar demais, ocasionará a perda da peça.

Procure um lugar plano, estável e tranquilo para fazer a troca. A opção mais segura é procurar por uma superfície que o seu carro não deslize. Se estiver em alguma rodovia, pare o veículo longe do tráfego.

Tome cuidado ao parar o seu carro para fazer a troca do pneu. Procure sempre uma superfície plana.

2- Sinalização

É essencial sinalizar que o carro está passando por problemas. Por isso, puxe o freio de mão, deixe a primeira marcha engatada e ligue o pisca-alerta.

Coloque o triângulo laranja a uma distância mínima de 30 metros de onde o carro está estacionado. Na estrada, essa distância deve triplicar, principalmente se for em alguma curva. Galhos de árvores também podem ser um auxílio na sinalização.

Nunca se esqueça de colocar o triângulo para sinalizar aos outros motoristas de que o seu carro se encontra parado mais à frente.

3- Acessórios

Separe todos os acessórios que serão utilizados na troca do pneu para garantir agilidade e facilitar o processo. Serão necessários: estepe, macaco e chave de roda.

4- Calota e macaco

Já com o carro desligado, a sinalização feita e os acessórios em mãos, o primeiro passo é retirar a calota.

Separe todos os acessórios necessários para a troca de um pneu.

Posicione o macaco em contato com a parte metálica do carro (normalmente, assinado com um triângulo na lataria), ao lado do pneu que você irá trocar. Cuidado para não encaixar o macaco na parte de plástico do carro! Caso tenha dúvidas nessa parte, consulte o manual do proprietário.

5- Chave de rodas e orcas

Com o veículo ainda no chão, afrouxe as porcas girando a chave de roda no sentido anti-horário.

A chave de rodas funciona como uma alavanca, não sendo necessário o uso de força para soltar as porcas. Caso estejam apertadas, o motorista pode usar os pés para apoiar o peso do corpo em cima da chave de rodas, fazendo-a girar.

Apenas afrouxe os parafusos, não os retire totalmente.

Utilize a chave de rodas para retirar as porcas do pneu.

6- Macaco

Acione o macaco para levantar a roda, sendo verificando se ele está estável. Caso você perceba que ele está instável, desça-o e reposicione-o.

Quando o pneu estiver levantado, retire as porcas por completo e remova o pneu, substituindo-o pelo estepe.

Substitua o pneu furado pelo estepe.

7- Estepe

Após a retirada do pneu furado, coloque o estepe no eixo. Deixe o aro do estepe bem alinhado às cavidades dos parafusos. Os parafusos devem ser encaixados e apertados um de cada vez, para segurar o pneu.

Caso o estepe tenha 4 furos, aperte os parafusos em forma de X. Caso o estepe tenha 5 furos, aperte-os em um padrão de estrela.

Com a chave de rodas, aperte os parafusos o máximo que possível. Para que o pneu fique apropriadamente encaixado, não aperte os parafusos até o fim de uma só vez. Ao invés disso, dê uma volta em um parafuso, depois no oposto a ele e assim por diante até que todos estejam igualmente apertados.

Coloque o estepe na posição certa para que ele se encaixe da forma correta.

8- Abaixe o carro

Abaixe o carro com o macaco e, quando o estepe estiver no chão, aperte os parafusos novamente, até ter certeza de que eles estão totalmente seguros.

Aperte os parafusos para que eles fiquem seguros e firmes.

9- Retire o macaco

Depois disso, já é possível colocar o carro completamente no chão e retirar o macaco. Se quiser dar uma última conferida nos parafusos, essa é a hora!

Trocar um pneu é mais simples do que você imagina.

10- Cuidados

Guarde o pneu furado no lugar do estepe. Nunca o deixe na via, pois, além de poder ser reparado, ele pode causar acidentes. Guarde, também, os acessórios utilizados e o sinalizador. Agora é só seguir viagem!

É recomendado não ficar muito tempo usando o estepe, pois ele é apenas um substituto do pneu.

Mantenha sempre o seu estepe em dia, para não ter surpresas desagradáveis quando precisar dele!

Com o passo a passo de como trocar um pneu corretamente ficou bem mais simples a tarefa, caso seja necessária, não é mesmo?!

Se você tiver mais alguma dica para os motoristas na hora de trocar um pneu, compartilhe conosco! Deixe seu comentário.

Share

Leave comment