Bico do pneu: entenda o que é e para que serve

O que é bico de pneu?

O bico de pneu é um dispositivo criado para evitar o vazamento de ar e a entrada de sujeiras nos pneus do carro. Hoje, os carros possuem uma válvula, local pelo qual a calibragem é feita. O bico é um acessório que cobre essa parte metálica.

Os bicos convencionais são de plástico, pretos. Os carros já vêm com esse acessório, mas, caso ele quebre ou seja perdido, é aconselhável que seja substituído por um novo. O preço da peça varia de acordo com o local de compra.

Na prática, a pessoa vai até uma borracharia ou posto de combustível, tira o bico do pneu e encaixa a mangueira da calibragem na válvula, colocando a quantidade de ar que julga necessária para o bom desempenho do veículo. Ao final, a capa é recolocada.

Para que serve?

O dispositivo serve para aumentar o tempo útil da válvula do pneu. Com o bico de pneu, é mais fácil evitar a entrada de sujeiras e o vazamento de ar acelerado. Por mais que a válvula apresente um sistema de controle da entrada e saída de ar, poderia ser afetado quando o carro passasse em um buraco, por exemplo.

O bico impede a saída do ar e, consequentemente, melhora o desempenho do carro, evitando imprevistos. Caso o motorista perca um dos bicos, é aconselhável que ele procure um mecânico ou loja especializada para comprar uma nova. O custo-benefício é bastante vantajoso. Hoje, cada pneu tem uma válvula e um bico.

Qual sua importância?

O bico do pneu costuma ser feito de plástico e serve para proteger a válvula do pneu. Fonte: Freepik

Os bicos são importantes para controlar melhor a saída de ar do pneu. Embora a válvula já seja criada para impedir a saída, o bico de pneu tem um papel essencial neste controle.

Em cidades como São Paulo, com grande volume de carros, é comum que haja ruas com buracos, sujeira e água. Nesses casos, o bico se faz essencial: ele evita a entrada de tais elementos, aumentando a vida útil do pneu.

Se uma pedra ficar presa na válvula, por exemplo, é possível que o pneu comece a esvaziar mais rápido do que o esperado, gerando constrangimentos e prejuízos financeiros para o motorista. Por isso, é sempre importante checar a qualidade do bico e avaliar se a peça ainda está cumprindo seu papel.

Peça essencial para o carro

Embora sejam peças pequenas, são essenciais para o bom funcionamento do carro como um todo. Afinal, pneus murchos afetam diretamente a vida do motorista.

Na hora de comprar o bico de pneu, pesquise sobre a qualidade do material. Algumas vezes, é melhor optar por um produto um pouco mais caro, mas com qualidade superior.

Agora você já conhece bem mais sobre as funcionalidades do bico de pneu. Gostou do post? Para ver outros assuntos relacionados, acesse os conteúdos do nosso blog. Deixe seu comentário e sugestões!

Share

Leave comment